O Diário de Bordo do Coronel Hiram Reis e Silva, construído em parceria com o Clube de História do Colégio Militar de Porto Alegre, relata projetos de navegação a caiaque realizados pela região amazônica.
Fase 1: Tabatinga-Manaus (concluída em fevereiro de 2009). Fase 2: Rio Negro (concluída em 20 de janeiro de 2010).

Percursos percorridos na Fase 1 e Fase 2

Percursos percorridos na Fase 1 e Fase 2
Mapa produzido pelo Globo Amazônia

Reflexões em Mamirauá

Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”. (Henry Ford)
Por Hiram Reis e Silva (Coari, AM - 07 de janeiro de 2009)

A chuva torrencial nos embala e nos leva à reflexão. Contemplar as imensas ‘ilhas’ de aguapés e capim-memeca descendo o ‘cano’ do Mamiruá provoca uma profunda nostalgia. A saudade dos entes queridos que nos têm apoiado incondicionalmente nessa expedição de brasilidade, de cultura e de hospitalidade amazônica toma conta de nossa mente e nos leva a rememorar a participação de cada um deles nesse projeto de tantos nomes mas que, mais que qualquer outro, deve ser conhecido como ‘Projeto de Amizade’.
O precário suporte de que dispúnhamos no começo desta empreitada pelo Solimões foi compensado, inicialmente, pelo apoio de parentes e amigos e, mais tarde, pelo de colaboradores voluntários que, como nós, comungam dos mesmos e patrióticos ideais. Alguns contribuíram financeiramente, outros com equipamentos ou utensílios para viagem e outros ainda - como a equipe de apoio - publicando nossas imagens, textos e entrevistas, para que os interessados em acompanhar nosso deslocamento pudessem fazê-lo na forma de um diário de bordo.
Fomos cativando e sendo cativados por amigos ao longo de nossa jornada. Amigos que nos acolheram no aconchego de seus lares ou de suas comunidades e nos incentivaram. A cada um deles, sejam comandantes militares ou policiais militares, prefeitos e secretários municipais, caciques, líderes comunitários, presidentes ou administradores rurais, empresários, professores, jornalistas ou simplesmente povos da floresta.
Os dias correm céleres e a saudade da amazônica hospitalidade já começa a nos afetar. Guardaremos eternamente na lembrança a imagem e o carinho de cada um que, de alguma maneira, marcou nossas vidas nessa expedição pelo Rio-Máximo.

Um comentário:

Evandro Colares disse...

Prezado Coronel Hiran, outro dia lia no CP, aqui em PoA, a respeito de sua viagem de caiaque pela Amazônia. Não pude deixar de lembrar da minha empreitada de caiaque, 23 anos atrás, de Porto Alegre até Rio Grande, pelo lado leste da Lagoa dos Patos. Juntamente com meu primo Luciano e os amigos Angélica e Teixeira, vivemos 19 dias a bordo de nossos 4 pequenos caiaques, saboreando as belezas da lagoa e vivenciando de forma intensa os prazeres que a canoagem nos proporcionou. Desta forma, contando este pequeno trecho de minha história de vida, gostaria de cumprimentá-los e parabenizá-los pelo projeto e desejar que tenham muito sucesso na viagem que é muito importante para o resgate do espírito de brasilidade. Saudações amigas! Evandro Colares - http://viajandopatagonia.blogspot.com/