O Diário de Bordo do Coronel Hiram Reis e Silva, construído em parceria com o Clube de História do Colégio Militar de Porto Alegre, relata projetos de navegação a caiaque realizados pela região amazônica.
Fase 1: Tabatinga-Manaus (concluída em fevereiro de 2009). Fase 2: Rio Negro (concluída em 20 de janeiro de 2010).

Percursos percorridos na Fase 1 e Fase 2

Percursos percorridos na Fase 1 e Fase 2
Mapa produzido pelo Globo Amazônia

Rio Negro /Treinamento no Guaíba: "O Minuano e o Rio-Mar"


Por Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 25 de Julho de 2009


- Vento minuano
Aqueles que não tem suas origens nos pampas definem o minuano como um vento frio de origem polar, de orientação sudoeste, que assola as terras gaúchas e a região sul de Santa Catarina após a passagem das frentes frias de outono e inverno. Para o guasca que brotou do ventre da Pampa, que traz nas veias o sangue heróico dos maragatos, que ainda ouve o eco dos clarins farroupilhas, que traz na memória a imagem de Sepé Tiarajú morrendo de lança em punho, o minuano é muito mais do que um vento. O minuano que canta e geme pelas coxilhas do gauchismo enaltece nossa nacionalidade, nossas tradições e nos faz recordar das grandezas do passado. Ao mesmo tempo que gela as campinas e avenidas aquece os corações gaúchos com as mais belas reminiscências.

- Treinamento com o Minuano
Continuamos treinando no Rio Guaíba e numa nova raia, alternativa dos feriados, da lagoa da Fortaleza (Cidreira) até a do Armazém (Tramandaí). Remar no inverno suportando as baixas temperaturas, o minuano, os densos nevoeiros é um desafio bastante grande. É necessário ter uma disciplina férrea e não se deixar esmorecer. Quando minha vontade titubeia, eu a reforço relembrando a tenacidade e a força de vontade de um ícone da nacionalidade brasileira que é Rondon. A sua tempera, sua determinação, me fazem esquecer os obstáculos e manter a rota.

Nenhum comentário: