O Diário de Bordo do Coronel Hiram Reis e Silva, construído em parceria com o Clube de História do Colégio Militar de Porto Alegre, relata projetos de navegação a caiaque realizados pela região amazônica.
Fase 1: Tabatinga-Manaus (concluída em fevereiro de 2009). Fase 2: Rio Negro (concluída em 20 de janeiro de 2010).

Percursos percorridos na Fase 1 e Fase 2

Percursos percorridos na Fase 1 e Fase 2
Mapa produzido pelo Globo Amazônia

Mensagem do Coronel Jarbas Gonçalves Passarinho (Ex-aluno da Escola Preparatória de Porto Alegre e Diretor da Revista Hyloea, 1939)

Coronel Hiram,
Somos camaradas de farda. Sou Coronel Ref. de EMaior de Art. Nasci em Xapuri, onde também nasceu o famoso Adib Jatene. Aos 3 para 4 anos, minha família voltou para Belém do Pará, onde fiz os estudos primário, secundário e colegial. Fiz parte da primeira turma da Escola Preparatória de Cadetes em Porto Alegre. Em 1953/55, cursei da ECEME. No Comando Militar da Amazônia, cuja sede era em Belém, passei meus últimos dez anos de oficial de Estado Maior. Fui chefe de seções e do Estado Maior. Conheci a fímbria norte da Amazônia, inspecionando e apoiando os Pelotões de Fronteira e a Cia de Inf. de Guajará Mirim. Duas monografias (que eram exigidas durante o estágio probatório para entrar para o quadro do QUEMA): Estudo Geo-militar da Bacia Amazônica e Vias Prováveis de Invasão foram aprovadas pelo EM do Exército. Faço este preâmbulo para salientar que, a despeito de ter estudado muito sobre a Amazônia, nunca tive uma oportunidade como a que o senhor está tendo de conhecê-la, na intimidade da floresta, usando os rios que os colonizadores portugueses singraram nos séc. 17 e 18. A despeito de meu tempo ser tomado por artigos para cinco jornais principais de capitais, palestras e sobretudo debate, pouco tempo disponho para chegar aos e-mails. Sempre que os leio, desde o primeiro seu que li, não os perco. Parabéns por sua iniciativa.
Abs. Jarbas Passarinho

Nenhum comentário: